Fale Connosco

+351 93 824 4442

hello@lisboadoctoroncall.pt

Vírus Sincicial Respiratório

Vírus Sincicial Respiratório – Já ouviu falar?

O que é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)?

Tal como o nome indica, o VSR é um vírus. Este é responsável por provocar infecções respiratórias, na maioria das vezes com sintomas semelhantes a outras constipações. Contudo, nos bebés e crianças até aos 23 meses de idade, é o principal causador de bronquiolite.

Como se transmite o Vírus Sincicial Respiratório?

À semelhança de outros vírus, o  Vírus Sincicial Respiratório (VSR) pode ser transmitido através de gotículas de saliva ou de secreções nasais contaminadas, quando uma pessoa tosse, espirra ou fala. O VSR pode também ser transmitido através de objetos contaminados quando lhes tocamos e posteriormente coçamos o nariz e os olhos ou colocamos os dedos na boca.

Quais os sintomas associados ao Vírus Sincicial Respiratório?

Os sintomas mais frequentes associados ao VSR são a tosse, febre e corrimento nasal. Por vezes este vírus pode também causar os chamados “gatinhos” ou “assobios” respiratórios, termo comum para designar pieira.
É, geralmente, nos bebés que o ouvimos e geralmente acompanha-se de dificuldade respiratória, recusa alimentar ou irritabilidade. Qualquer pessoa, pode ficar infetada pelo VSR, no entanto sabemos que em crianças pequenas abaixo dos 6 meses de idade, prematuros, portadores de doenças crónicas ou idosos, pode causar doença mais grave. Pelo contrário, em crianças mais velhas e adultos saudáveis, a doença é geralmente ligeira, causando apenas sintomas de uma constipação comum.

Como se trata o Vírus Sincicial Respiratório?

Pelo fato de se tratar de uma infeção vírica, geralmente o tratamento é de suporte e os antibióticos não estão indicados. Logo, o seu médico poderá prescrever antipiréticos para controlar a febre, descongestionantes nasais, aconselhar o reforço de água para prevenir a desidratação ou medidas como elevar a cabeceira da cama para facilitar a respiração.
Na maioria dos casos, a doença é auto-limitada e tem uma duração média de 3 a 7 dias.

Como podemos prevenir a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório? 

Tal como nas outras infeções respiratórias víricas,  podemos adotar algumas estratégias para minimizar o risco de infecção por VSR:
• Lavar frequentemente as mãos, uma vez que estas são o veículo de transmissão do vírus (ao colocarmos os dedos na boca, coçarmos o nariz ou os olhos, com as nossas mãos já contaminadas pelo vírus.

• Espirrar ou tossir para o braço ou para um lenço de papel descartável.
Evitar beijar, abraçar ou contactar de forma próxima com alguém que aparente estar constipado.

• Vacinação: atualmente está disponível uma vacina que pode ser administrada a pessoas com idade maior ou igual a 60 anos de idade, embora não esteja contemplada no Plano Nacional de Vacinação.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em falar connosco!

Leave a Reply

Fale Connosco
Precisa de ajuda?
👋 Olá, como podemos ajudar?
Das 21h-8h sugerimos chamada telefónica para melhor gestão do seu contacto.